O sonho de cozinhar
momentos inesquecíveis

A carioca Nancy Souza, chef de cozinha do Santíssima Gula, descreve os ingredientes como se fossem personagens de um romance. Cada um tem uma personalidade, textura, sabor e aroma diferente. Em uma receita, eles devem dialogar perfeitamente e escrever uma história de amor a ser saboreada capítulo por capítulo.


Na sua mesa de cabeceira, ela deixa um caderninho para não perder nenhuma ideia caso a criatividade venha fazer uma visita na madrugada. Afinal, para Nancy a comida é uma paixão, e abrir um restaurante como o Santíssima Gula é um sonho antigo que, antes de sair do forno, ficou um bom tempo marinando, de molho em divinos temperos.


“Nasci com a cozinha dentro de mim.”


Como ela mesma diz, sua comida é “emocional” e está ligada a tudo o que ela já comeu e viveu em sua vida. A chef herdou o dom de sua mãe, que era uma cozinheira de mão cheia. Criada pela avó, suas principais lembranças da imagem materna são recheadas de panelas, tabuleiros e deliciosas receitas. E provavelmente as três filhas de Nancy tenham cenas parecidas na memória.


A primeira receita.


Apesar de sua mãe ser uma inspiração constante na sua cozinha, a chef aprendeu sua primeira receita com sua tia Ermelinda, que a deixava brincar com suas panelas velhas e misturar talos de verdura que sobravam das refeições. Uma recordação eternizada nas famosas panquequinhas de banana, as mesmas que no Festival de Gastronomia de Tiradentes de 2005 Nancy ensinou às crianças na praça da cidade.



Preparando os ingredientes.


Durante anos, enquanto trabalhava com produção fotográfica, a chef cozinhou para fora em seu próprio apartamento no Rio de Janeiro, onde produziu de pães artesanais a buffets para eventos.


A ideia de criar o Santíssima Gula surgiu aos poucos. Primeiro, ao começar a frequentar o charmoso recanto de Tiradentes, ela reparou que a cidade não possuía ainda um serviço mais diferenciado de buffet. Abriu sua agenda de trabalhos, realizou inaugurações de pousadas, réveillons e outros diferentes eventos. Com a compra do terreno pela sua amiga e atual sócia, Luciléa Cordovil, o restaurante veio naturalmente.

MAPA DO SITE

© 2007 – 2015 | Espaço Gourmet Santíssima Gula | Todos os direitos reservados Rua Padre Gaspar, 343 – Tiradentes (MG) | 00 55 32 3355-1162 | santissimagula@mgconecta.com.br | Desenvolvido por: Nós da Comunicação e Marcos Fernandes